3 formas de ganhar créditos de G4

Publicado por alce Alce em

Uma das maiores dificuldades para os estudantes do curso de Letras na UFMG é entender o sistema de créditos. Em qual grupo cada atividade se encaixa, como funciona a distribuição de créditos por hora e a emissão de certificados são perguntas frequentes.

E, para quem quer se formar logo o “famoso” G4, o grupo de atividades acadêmico-científico-culturais. Muitos estudantes, ao chegarem na universidade, acham que o Letras Debate é a única forma de se conseguir crédito e desconhecem outras maneiras de obter créditos.

Veja abaixo 03 formas de ganhar créditos de G4 com algumas atividades diferentes.

1. Estágio não-obrigatório

Os alunos que optam pela licenciatura, possuem uma carga horária de estágio obrigatório ao final do curso. No entanto, é possível fazer estágios não obrigatórios relacionados ou não à área de formação específica, isto é, a ênfase da sua graduação. Com isso, pode-se ganhar até 04 créditos.

Relacionados à área de formação

A participação como estagiário em atividades relacionadas à área de formação específica precisa ter um mínimo de 100h, que valem 01 crédito e, no máximo 400h, que valem 04 créditos.

Não relacionados à área de formação

Já a participação como estagiário em atividades não relacionadas à área de formação específica pode render até 02 créditos, possuindo o mínimo de 100h (01 crédito) e o máximo de 200h (02 créditos).

2. Oficinas do ALCE

O ALCE oferece diversas oficinas têm como principal objetivo instruir os estudantes de graduação nas mais diversas práticas. Principalmente sobre o uso da tecnologia como suporte acadêmico. E, na UFMG, os recursos tecnológicos estão presentes em quase todas as práticas, o que torna indispensável o letramento digital nas práticas docentes e discentes.

Além das ferramentas básicas (“minhaufmg”, Pergamum, ABNT, etc) utilizadas por todos os alunos de graduação, o ALCE oferece diversas oficinas temáticas. Temas que perpassam por vários âmbitos sociais e que podem ser muito úteis dentro e fora da universidade.

3. MOTEL

O MOTEL, ou “Mostra de Talentos dos Estudantes de Letras”, é um evento para que os alunos mostrem seus talentos, hobbies, passatempos e interesses fora da dinâmica de sala de aula, seja cantando, declamando poesia, tocando em uma banda, exibindo trabalhos artísticos.

Promovido semestralmente, o MOTEL visa promover a ocupação do espaço universitário de forma não-acadêmica. Sem caráter competitivo, busca incentivar o intercâmbio e a integração entre as diferentes atividades encontradas pela FALE. Além disso, proporciona uma aos estudantes, uma oportunidade de apresentar sua experiência cultural valorizando seu trabalho artístico.

Se você ficou interessado ou interessada em se apresentar no MOTEL, clique aqui e se inscreva!

1 comentário

Blogpost – 3 formas de ganhar créditos de G4 – Marcela N. Gontijo · 21 de maio de 2018 às 15:21

[…] Texto originalmente publicado no blog do ALCE – Ambiente Livre Colaborativo do Estudante. […]